PORTAL DA AVIAÇÃO

ARQUIVO DA AVIAÇÃO - Este Portal da Aviação oferece o conhecimento e informações com seriedade e respeito sobre a Aviação, com Manuais Técnicos e de Voo, Video-Aulas, Como Voar? Como Pilotar? Aviões antigos, atuais e futuros, História, Construção, Aerodinâmica, Documentários, Filmes, Eventos, entre tantos outros assuntos disponíveis.

TRÁFEGO AÉREO EM TEMPO REAL

TRÁFEGO AÉREO EM TEMPO REAL
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O TRÁFEGO AÉREO EM TEMPO REAL

sexta-feira, 10 de julho de 2020

AVGAS - Gasolina de Aviação contaminada | URGENTE

ATENÇÃO - URGENTE
Gasolina de Aviação com indícios de alteração e/ou contaminada, danifica aviões e coloca comunidade Aeronáutica em Alerta máxima.

     Vários Incidentes tem acontecido e reportados pelo Brasil, com imagens e videos, em função da Gasolina de Aviação AVGAS importada estar com indícios de adulteração e/ou contaminada. Isto tem causados danos aos aviões relacionados a peças diretamente ligadas ao combustível provocando corrosão e vazamentos nas partes que compõe o tanque e a alimentação. 
     Diante de um acidente fatal com um avião nesta quarta-feira (08/07/2020) no aeroporto do Campo de Marte em São Paulo (capital), levantando-se a hipótese de que esta pode até ser a causa, em função da aeronave tentar pousar em mono (com um dos dois motores desligado), a comunidade aeronáutica cobra dos órgãos responsáveis como, a ANAC e a ANP uma investigação urgente. O acidente será investigado pelo CENIPA, órgão competente.
     A AOPA (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves) se reuniu nesta manhã de sexta-feira (10/07/2020) com os órgão competentes da Aviação para que seja investigado e que se tome as medidas necessárias.
Veja abaixo o resultado da reunião informado oficialmente pela AOPA:

INFORMAÇÃO IMPORTANTE | MAPA DO PROBLEMA

 AOPA Brasil informa que esteve em reunião com a ANP - Agência Nacional do Petróleo e com a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Nessa reunião de trabalho, a ANP informou que já iniciou coleta de amostras e informações em campo e que se encontra com recursos disponíveis para mapear o problema do risco de gasolina contaminada o mais rapidamente possível.

Os efeitos da investigação dependem de captação de amostras e evidências. Sem elas, as autoridades não conseguem instruir processos formais com qualidade e precisão e a resolução do problema irá demorar. Para isso, será fundamental que a comunidade contribua, prestando informações organizadas e qualificadas. 

Para tanto, a AOPA Brasil tem como objetivo, na segunda feira, dia 13/07/20, repassar um primeiro relatório de evidências à ANP e à ANAC. Com essas evidências relatadas formalmente as ANP poderá atuar em campo, colhendo amostras de combustível em aeronaves, tanques de aeroportos e outras instalações.

Em conjunto com o BGAST - Grupo Brasileiro de Segurança Operacional, a AOPA Brasil solicita o preenchimento do seguinte formulário: