PORTAL DA AVIAÇÃO

ARQUIVO DA AVIAÇÃO - Este Portal da Aviação oferece o conhecimento e informações com seriedade e respeito sobre a Aviação, com Manuais Técnicos e de Voo, Video-Aulas, Como Voar? Como Pilotar? Aviões antigos, atuais e futuros, História, Construção, Aerodinâmica, Documentários, Filmes, Eventos, entre tantos outros assuntos disponíveis.

TRÁFEGO AÉREO EM TEMPO REAL

TRÁFEGO AÉREO EM TEMPO REAL
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O TRÁFEGO AÉREO EM TEMPO REAL

sábado, 23 de agosto de 2014

CFIT - CONTROLLLED FLIGHT INTO TERRAIN

CFIT - Controlled Flight Into Terrain

O termo CFIT foi concebido por engenheiros da empresa BOEING no final dos anos 70.


O termo CFIT é a abreviação para "CONTROLLLED FLIGHT INTO TERRAIN" que, traduzido ao pé da letra, quer dizer VOO CONTROLADO CONTRA O TERRENO.

CFIT descreve um acidente aeronáutico onde a aeronave, sob total controle do piloto, é conduzida de forma não intencional contra o solo, uma montanha, água ou um obstáculo. Normalmente o piloto só percebe o perigo quando já é tarde demais…

Infelizmente diversos pilotos já morreram em ocorrências do tipo CFIT, muitas originadas por baixa visibilidade em voos VFR, desorientação espacial em voos noturnos sobre a água, entrada inadvertida em camada de nuvens em voo VFR, entre tantas outras causas...  

Para se evitar o CFIT, somente uma coisa pode ser feita: TREINAMENTO CONSTANTE DAS TRIPULAÇÕES E ATENÇÃO MÁXIMA DURANTE OS VOOS VFR SOB CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS ADVERSAS!  

Assista abaixo a simulação de uma ocorrência real de CFIT, onde os pilotos do avião e todos os passageiros a bordo faleceram.