CURITIBA, cidade tradicional em shows aéreos, realizou em
10 de Março de 2013, nas dependências do Aeroclube do Paraná, mais um show aéreo denominado "Domingo AÉREO". O evento marcou o último show da Esquadrilha da Fumaça em Curitiba com seus atuais aviões TUCANO. A "FUMAÇA" vai desativar e aposentar os atuais e substituir pelos novos e mais avançados aviões, os SUPER TUCANOS. Houve também a divulgação para o lançamento da nova novela da Tv Globo com a presença de atrizes, já que a novela se passa com atores e atrizes fazendo o papel de piloto de caças brasileiros, em especial o próprio Super Tucano, que fará parte da Esquadrilha da Fumaça.
A Força Aérea apresentou na terça-feira (18-12-2012) o novo avião da Esquadrilha da Fumaça, que vem com uma nova pintura baseada nas cores da bandeira do Brasil.
A Esquadrilha, que existe há 60 anos, usa nos últimos 29 anos a aeronave T-27 Tucano nas apresentações.
Para garantir mais agilidade às acrobacias, o Tucano será substituído agora pelo A-29 Super Tucano, que é usado também pela Aeronáutica para patrulhar as fronteiras do país.
A primeira exibição pública do A-29 foi em um evento fechado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). Nesse mesmo dia, também houve a troca do comandante da Esquadrilha, assumindo o cargo o tenente-coronel Marcelo Gobett Cardoso.
A Aeronáutica receberá 12 novos A-29 SUPER TUCANO fabricados pela EMBRAER para a Esquadrilha da Fumaça, mas como sempre, apenas 7 serão usados nas apresentações.
O novo avião, tem mais potência e permitirá novas manobras, novos tipos de acrobacias. Os pilotos terão seis meses para se adaptarem ao novo avião. Segundo informações, a primeira apresentação da Esquadrilha com o novo modelo só deve ocorrer no segundo semestre de 2013. Assim sendo, teremos em Curitiba, no dia 10 de Março de 2013, o último show da esquadrilha com os atuais aviões.
Em 2012, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), o nome do grupo que realiza a Esquadrilha da Fumaça, quebrou o recorde de apresentações: foram 130 em 16 estados brasileiros e em quatro países da América do Sul, segundo a Aeronáutica.
Mais informações nas fontes Cavok, A-29 Super Tucano, G1, Embraer e PH.
Confira nas imagens abaixo a esquadrilha com seus novos aviões e a nova configuração das cores: